Empresas francesas financiarão bicicletas para funcionários
Em prol do meio ambiente, governo da França promete isenção fiscal a companhias que bancarem o transporte de seus empregados
O governo francês anunciou uma iniciativa que irá estimular o uso da bicicleta como principal meio de transporte da população. A principal medida é o financiamento, por parte de empresas, das despesas de transporte dos funcionários. No caso, pagar a própria bicleta para os empregados. O ministro dos Transportes, Thierry Mariani, informou que o sistema é idêntico ao existente na Bélgica, em que as empresas recebem isenções de impostos ao aderirem a bicicleta como principal meio de transpoorte de seus funcionários.
Em entrevista ao jornal 'Metro', Mariani indicou que os franceses estudam outras medidas, como modificar a norma de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando virarem à direita, marcar as bicicletas com códigos para combater roubos e construir mais ciclovias.
O ministro destacou que na França, a utilização desse meio de transporte dará uma economia de aproximadamente 5,6 bilhões de euros pelos benefícios que proporciona à saúde das pessoas, além de diminuir a emissão de gases poluentes. Para Mariani, se cada europeu pedalasse 2,6 quilômetros por dia ao invés de usar um carro, haveria uma redução no transporte em torno de 15% das emissões de CO2, principal gás responsável pelo aquecimento global.
Atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas usam bicicleta para irem ao trabalho na França (com média de cinco quilômetros de percurso) e o governo estima que a implementação do projeto teria custo de 20 milhões de euros para o Estado.
—————